Se eu iniciar o tratamento vou ficar viciado nas medicações?

Não. A idéia seria realizar tratamento até você adquirir outras “ferramentas” para que você mesmo sem tomá-las fique bem. A medicação seria um facilitador e acelerador desse processo.

Que “ferramentas” seriam essas?

Isso depende muito do que você fará durante o tratamento, porém em linhas gerais são: hábitos de vida saudáveis, alimentação nutritiva, boa qualidade do sono, relacionamentos interpessoais saudáveis, ter mínimo auto conhecimento de sua personalidade, mínima clareza de seus objetivos de vida, motivações e noção do que lhe é importante ou não.

Quem faz tratamento com psiquiatra é louco?

Inicialmente, é necessário saber o que você define como louco. Alguém que tem sintomas psicóticos(delírios, alucinações)?

É mais fácil dizer que quem faz tratamento com o psiquiatra tem algum transtorno mental, como alterações do humor como transtorno depressivo e  transtorno ansioso, como também transtornos psicóticos como a esquizofrenia.

Posso ingerir álcool e tomar medicação psicotrópica(para depressão, ansiedade, t.pânico,…)? 

Depende, os benzodiazepínicos (Rivotril/clonazepam, Frontal/alprazolam, Lexotan/bromazepam,…) não pode. A combinação deles com álcool pode provocar insuficiência respiratória(parar de respirar).

No entanto, outros psicotrópicos como sertralina e  fluoxetina poderiam ser utilizados mesmo ingerindo moderadamente o álcool. Importante mencionar os possíveis efeitos potencializadores sedativos como sonolência, risco de queda, além de poder provocar tontura, mal estar, náuseas, vômitos, mas digamos que você não morrerá por causa dessa combinação.

 A lista de psicotrópicos é extensa, por isso é melhor isso ser discutido caso a caso.

Quando eu  tomar as medicações psicotrópicas virarei um zumbi( ficarei sonolento)?

Não. O conceito de um bom tratamento é que você tenha uma vida “normal” sem ficar sonolento, que você  consiga se expressar e realizar suas atividades de vida diária sem sofrimento.

Por que a sua consulta é tão cara?

Eu costumo dizer que você não pagará apenas  pela consulta médica e sim pelo tratamento, ou seja, estarei a sua disposição não só no dia da consulta como também  24 horas por dia.

O meu objetivo é  fornecer alta qualidade em assistência médica.

Li que além do CRM você também tem RQE o que é isso?

Ao terminar a faculdade de medicina com duração de 6 anos o estudante recebe o número do CRM (Conselho Regional de Medicina) e se torna médico.

Posteriormente,  se ele desejar se especializar em psiquiatria, ele participa de outro concurso público (residência médica) e se obtiver sucesso , ele cursa mais 3 anos em período integral e ao final dele recebe o número RQE (Registro de Qualificação do Especialista).

Atualmente, existem médicos que se auto denominam psiquiatras, porém não fizeram residência médica.

Por isso, não possuem número RQE. Pesquise se seu psiquiatra possui RQE no site do CREMESP (Conselho Regional de Medicina).

É verdade que os medicamentos para o tratamento dos transtornos mentais reduzem a libido? Provocam  impotência sexual?

Depende. Muitas vezes a pessoa está tão deprimida  que  todas as atividades  que antes lhe davam prazer, passa a não ter mais graça , inclusive as relações sexuais.

No ansioso, por ele estar constantemente preocupado ele  também tem dificuldade de ter relações sexuais ou quando tem, tem ejaculação precoce.

 Por isso, quando se faz o tratamento de tais transtornos pode haver melhora na qualidade de todas atividades de vida diária, inclusive das relações sexuais.

No entanto, algumas vezes mesmo melhorando os outros âmbitos da vida, algumas medicações podem provocar a redução da libido e dificultar a concretização das relações sexuais.

Nesses casos, se for algo que prejudique muito o paciente, é possível trocar a medicação ou alterar o modo de tomá-la ou ainda associar medicações para reduzir esse efeito colateral.

Posso tomar uma  dose de álcool para dormir melhor? Quando o faço durmo gostoso.

O ideal seria que não. O álcool apesar de poder provocar uma sonolência inicial,piora a qualidade do sono e  acaba tornando o sono não reparador. Por isso, seria interessante buscar outras alternativas para melhorar o sono.

Posso fumar maconha para dormir melhor? Fico bem relaxado quando o faço.

O ideal seria que não. Assim como o álcool, a maconha apesar de poder provocar uma sonolência inicial, pode  piorar a qualidade do sono, pode deixar  o sono agitado.

Do nada ou quando acontece alguma coisa desagradável, passo mal, suo frio, minhas mãos tremem, tenho dor no peito, falta de ar, dormência no corpo, sensação de que vou morrer ou desmaiar. Como saber se isso é um infarto/derrame, ou se realmente vou morrer ou ainda se é uma crise de ansiedade/pânico?

O primeiro passo nesses casos é a realização de uma anamnese, exame físico e exames gerais.

O diagnóstico dos transtornos mentais sempre é realizado após se descartar causas orgânicas( físicas), ou seja,  geralmente acaba sendo o último especialista que o paciente procura.

O que é  teste farmacogenético?

Os testes farmacogénticos servem para determinar como os medicamentos se comportam em cada indivíduo a partir da análise do DNA. Através deles temos conhecimento se as medicações tem maior probabilidade de funcionar no paciente ou não.

Como é o teste farmacogenético é feito? Quanto custa?

Geralmente através da amostra da saliva.O valor depende do laboratório, pode variar de R$ 1.500,00- R$ 4.000,00.

Psiquiatra e Psicólogo são iguais?

Não. O psiquiatra faz faculdade de medicina(período integral com duração  de 6 anos), o psicólogo faz faculdade de psicologia (duração de 5 anos).

O psiquiatra é médico e pode prescrever medicamentos, o psicólogo não.

Após a formação de medicina (quando recebe o número do CRM - Conselho Regional de Medicina),  o psiquiatra  participa de outro concurso público( residência médica) e se tiver sucesso, realiza a especialização em psiquiatria com mais 3 anos de curso integral( quando recebe o número RQE (Registro de Qualificação do Especialista).

Atualmente, existem médicos que se auto denominam psiquiatras, porém não fizeram residência médica. Por isso, não possuem número RQE. Pesquise se seu psiquiatra possui RQE no site do CREMESP (Conselho Regional de Medicina).

Quem aplica a psicoterapia/terapia/psicanálise? O psiquiatra ou o psicólogo?

Tanto o psiquiatra quanto o psicólogo podem realizá-la, basta terem a capacidade para tal.

O psiquiatra durante a sua formação também aprende sobre a  psicologia.

Uma vez fiz psicoterapia e não serviu para nada. Ela realmente funciona? Quais tipos existem?

Sim. A psicoterapia realmente funciona. Ela é mais um meio de promover a saúde mental.

No entanto, ela  é um processo com resultado de médio a longo prazo.

Além disso, sua eficácia depende muito do terapeuta, já que ele deve ser capacitado e também deve ter um bom relacionamento com o paciente/cliente.

Atualmente, as psicoterapias mais conhecidas são: Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) e a psicanálise.

Quais as diferenças entre psicanálise e a TCC?

A psicanálise é aquela famosa terapia dos filmes, que o paciente/cliente deita no divã ( aquele sofazinho) e fala livremente. Ela serve para ajudar as pessoas entenderem melhor seus sentimentos e emoções, assim como ajudar na identificação de como o inconsciente influência os pensamento e ações no dia-a-dia.

A TCC é uma terapia mais objetiva. Ela foca na forma como a pessoa processa e interpreta as situações que podem gerar sofrimento. Ela modifica o comportamento através de um planejamento específico relacionado a como ela pensa.

Qual o melhor tipo de terapia para mim?

Isso depende, certas pessoas se adaptam melhor  a um tipo de terapia e outras pessoas  a outro.

Depende muito do perfil do paciente/cliente e do momento  da vida que estão. Além disso, nada impede que alguém faça vários tipos de terapia.

Eu tomo medicamentos psicotrópicos,  posso tomar a vacina contra Covid-19?

Sim. Não há nenhuma contra- indicação.

Meu psiquiatra solicitou uma avaliação neuropsicológica? O que é isso? 

Quando há dúvida no diagnostico do paciente, é  possível solicitar ao neuropsicólogo a avaliação neuropsicológica com o  intuito de mensurar e descrever o desempenho cognitivo, avaliando as suspeitas de alterações cognitivas que podem ser decorrentes  em alterações neurológicas e outros transtornos.

Alguns desses transtornos são: retardo mental, transtorno do espectro autista e transtorno de hiperatividade e déficit de atenção.

No entanto, ele não é imprescindível para se realizar o diagnóstico.

As medicações para o tratamento dos transtornos mentais engordam?

Depende, atualmente existem várias medicações para o tratamento, alguns tem maior probabilidade de engordar e outras menor. A resposta poder variar dependendo de cada pessoa. Por isso, é fundamental conhecer bem o paciente/cliente para avaliar a melhor  opção para que isso ocorra ou não ocorra dependendo do desejo dele.

Eu tenho dores constantes no corpo, na coluna, na cabeça e   nas articulações. Fui ao ortopedista e reumatologista e falaram que tenho fibromialgia e me encaminharam para o psiquiatra. Como assim?!Estou ficando louco?!!

A fibromialgia é uma doença que piora ou melhora dependendo do seu estado emocional.

Ela pode gerar intensas dores no corpo.

Por isso, muitas vezes quem faz o tratamento dessa doença é o psiquiatra.

Vou viajar para outra cidade/estado/país. Posso levar as minhas medicações comigo na poltrona  do avião/carro/navio/ônibus?

Sim. Geralmente não há nenhum tipo de restrição e não chegam a te questionar. No entanto, sempre é bom levar um relatório médico que menciona que  você toma tais medicações, caso isso ocorra.

Tenho pavor de avião e meu cachorro me acalma, posso levar ele comigo e deixá-lo do meu lado?

Sim. Basta entrar em contato com a companhia aérea e encaminhar um relatório médico explicando tal necessidade devido a questões de saúde.

É verdade que ter um animal de estimação é bom para a saúde mental?

Sim. Estudos demonstram que eles realmente fazem bem ao ser humano, existem até terapias que se utilizam cães, gatos e cavalos.

Minha família falou que sou bipolar por estar sempre mudando de humor,  um dia estou muito feliz, outro dia muito irritada ou ainda muito depressiva. Será que sou mesmo?

É fundamental realizar uma melhor avaliação. Não é porque você varia o humor que você tem o Transtorno Afetivo Bipolar. Frequentemente, outros fatores podem provocar a labilidade emocional como disforia pré menstrual, t. ansiosos/depressivo, transtorno explosivo intermitente, transtorno de personalidade…

Minha mãe  tem 67 anos, ela nunca fez tratamento psiquiátrico, há 1 semana ela começou a achar que estou tentando envenená-la, não dorme, não come e está muito agitada. O que faço?

A primeira coisa que se deve fazer é realizar exames gerais, não é porque ela tem alteração psicológica que necessariamente a causa é apenas psíquica.

Por exemplo, quando se tem uma infecção urinária, pneumonia, Covid-19 ou qualquer tipo de infecção, também pode-se ter alterações psíquicas.

Por isso, se esse diagnóstico não é realizado, além de não se tratar corretamente as alterações psicológicas, é possível ter uma grande piora de sua saúde como um todo.

Tenho medo de você. Quando você sai com amigos/família você deve ficar analisando eles. Isso é verdade?

Não, quando estou com eles tenho intuito de me divertir, de passar um tempo agradável. Além disso,  analisar uma pessoa é cansativo, demanda alta concentração e muitas vezes pode  restringir minha  liberdade de expressão, tudo que não quero em um momento de lazer.

O uso de medicamentos com princípio ativo da cannabis (maconha) funcionam? Para quais doenças?

Sim. Ela é utilizada principalmente para  quem tem crises convulsivas, dor crônica e transtornos ansiosos. No entanto, seu custo quando comprado através das indústrias farmacêuticas é elevado.

O uso do Rivotril/Frontal/Lexotan( benzodiazpínicos) pode causar demência?

Alguns estudos antigos mencionaram isso, porém seus métodos eram equivocados, desconsiderando a evolução da  idade  do pacientes( o que naturalmente, já propiciava a adquirir  alguns sintomas da demência), desconsideraram a interação com outros medicamentos que os pacientes já utilizavam e não consideraram a dosagem dos benzodiazepínicos.

Hoje, existem metanálises( estudos dos estudos ) que identificaram baixa associação entre a demência e o uso de benzodiazepínicos.

Se o uso desse tipo de medicação provocar piora da memória, a memória muito provavelmente melhorará após a suspensão da medicação.

O uso de Rivotril/Frontal/Lexotan pode causar dependência?

Sim, eles têm a propriedade de causar tolerância, ou seja , quanto maior a quantidade ou maior o tempo que  se usa, maior é a  dose necessária para proporcionar o mesmo efeito inicial. Algo parecido que  acontece com a ingesta de álcool.

Por isso, eles devem ser utilizados com supervisão médica.

Nossa! Então devo parar de tomar o Rivotril/Frontal/Lexotan imediatamente?

Não! Eles são ótimas medicações e assim como todas as outras medicações, eles devem ser utilizados com cautela. Geralmente, eles são utilizados em associação com outros medicamentos psicotrópicos.

É possível conseguir parar de tomar o Rivotril/Frontal/Lexotan? Tentei várias vezes e nunca consegui.

Sim, claro. Não existe uma obrigatoriedade em parar de usá-los, porém se seu uso está prejudicando o paciente, existem várias maneiras de se realizar sua retirada.

O 'Eletrochoque' é um modo torturar o paciente?

A eletroconvulsoterapia - ECT ("eletrochoque") é um ótimo método de tratamento. Só para você ter uma idéia, em gestantes com depressão grave o ECT é um dos melhores métodos de tratamento. Hoje em dia, ele é realizado em ambientes hospitalares seguros, sob anestesia geral, por isso indolor.

Infelizmente, existe o preconceito e conceitos equivocados em relação a sua utilização.

E Estimulação Eletromagnética Transcraniana(EMT) funciona?

Sim. No entanto, quando comparada ao ECT sua eficácia é menor.

Ultimamente estou tendo grande dificuldade de concentração/memorização, fiz um teste na internet que o resultado foi que tenho Transtorno De Déficit de Atenção e Hiperatividade(TDAH), o que devo fazer?

Primeiramente, deve-se realizar um diagnóstico preciso, não é porque você tem dificuldade de concentração e memorização e fez um teste na internet que você necessariamente tem TDAH. Uma grande gama de doenças também pode provocar esses sintomas como: T. Depressivo, T. Ansiedade, Demências,…Eu falo isso porque  se você tomar medicações de maneira equivocada, você pode piorar o que está sentindo ao invés de melhorar.

A hipnose funciona para tratar doenças psiquiátricas? Para quais doenças?

Ela pode ajudar dependendo do perfil do  paciente. Para que isso ocorra, o paciente deve ser facilmente influenciável/sugestionável. Existem bons resultados com transtornos ansiosos, dissociativos e somatoformes.

É verdade que chá de ayahuasca  pode curar depressão/ansiedade?

Alguns estudos demonstram que ele pode reduzir alguns sintomas, porém é necessário  a realização de estudos mais consististes. Além disso, é difícil calcular a dosagem terapêutica do chá, averiguar a qualidade do produto e do ambiente onde se toma,  já que não há uma  fiscalização rigorosa em cima disso.

Eu já tomei diversas medicações, já fui internado e nunca consigo largar as drogas ilícitas. Será que ainda posso ter esperança de melhorar?

Sim! A dependência química realmente é de difícil tratamento. O primeiro passo é fazer o que já fez, reconhecer o problema. A partir daí, é necessário realizar mudanças no estilo de vida. Você não vai usar drogas mas vai se divertir como? Se não tiver claro isso para você, a chance de recair é enorme. A medicação é apenas uma pequena parcela do tratamento, por isso muitos dependentes químicos retornam para o vício. Muitos usuários de drogas não mudam seu estilo de vida, muitas vezes, é necessário mudar de sua residência, do seu trabalho ou trocar de amigos. As medicações geralmente todos tomam.

O uso de florais, homeopatia, cromoterapia, aromaterapia, fitoterápicos, cristaloterapia e  Reiki funcionam para o tratamento dos transtornos mentais?

As evidências científicas de sua eficácia são baixas, porém se você faz uso  e te faz bem, continue!

Eu penso em trabalhar como psicólogo ou psiquiatra. Será que exercendo minha profissão ficarei louco por causa dos meus pacientes?

Não. Obviamente, como toda profissão você deve ter um perfil adequado como gostar muito de pessoas.

No entanto, se você adquirir um transtorno mental exercendo sua profissão, não é por causa de seus pacientes e sim porque você já tinha uma predisposição para isso.

E a massoterapia, yoga, meditação, música, técnicas de relaxamento, acupuntura, mindfullness funcionam para o tratamento dos transtornos mentais?

Sim! A eficácia desses procedimentos é alta.

Qual o papel da atividade física e alimentação no tratamento dos transtornos mentais?

Eles são importantíssimos, muitas pessoas melhoram muito caprichando nesses dois itens, mesmo sem tomar medicações.

Posso tomar medicações psicotrópicas quando estiver grávida?

Atualmente, existem diversas medicações psicotrópicas  que são seguras mesmo quando usadas durante a gestação e/ou na amamentação.

Meu filho está surtado, agitado, agressivo, não fala coisa com coisa, virado no Jiráya! Muda seu comportamento de repente,  fica  na rua sem rumo ou não quer sair do quarto. Ele não quer ir ao médico. O que faço?

Nesses casos extremos há a possibilidade de se chamar uma ambulância particular/SAMU juntamente com a policia militar/GCM(se risco de agressividade, auto agressão) para levá-lo ao pronto socorro para ser avaliado e se necessário ser internado, mesmo involuntariamente.



Você  tem alguma dúvida? Por favor me envie, eu terei prazer em ajudá-lo!